1ª Edição: 18 a 22 de Novembro de 2015, a realizar na cidade de Fátima

16-06-2015 19:24

 

A Junta de Freguesia de Fátima irá realizar entre 18 e 22 de novembro a primeira edição de Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima. Tratar-se-á de um festival temático de caráter bienal cujo tema, nesta primeira edição, será “A Literatura e a Filosofia”.

A escolha do tema não é inocente, visto que se pretende alertar as pessoas para a necessidade de combater o imediatismo e o pensamento sincopado e simplista que lhe está associado, muito comum no quotidiano que nos coube em sorte viver. Acreditamos que as pessoas sentem necessidade de mais e melhor, embora muitas vezes não o saibam expressar convenientemente: mais tempo para refletir; melhores referências para seguir; mais e melhor espírito crítico, alicerçado no questionamento permanente da realidade e, porque não, da fantasia.

Deseja-se, assim, alargar a oferta cultural de qualidade na região, visto que se pretende trazer a Fátima alguns dos escritores e intelectuais mais relevantes no panorama nacional e internacional, com destaque para os lusófonos, entre os quais os filósofos portugueses que têm apresentado um trabalho mais consistente.

Pretende-se de igual modo proporcionar aos jovens em idade escolar uma oportunidade única para contactarem com personalidades cujas obras, em muitos casos, são dadas como exemplo nas aulas e que devem servir de estímulo ao desenvolvimento desse espírito crítico acima aludido, além de contribuírem decisivamente para a solidez cognitiva de quem almeja saber mais, e melhor. Estes objetivos pedagógicos visam igualmente reforçar as ferramentas de trabalho ao dispor de todos os agentes educativos.

Com uma equipa de trabalho formalizada desde o ano transato, estamos a criar uma rede de parcerias com entidades públicas e privadas que serão um suporte importantíssimo para a realização de todas as atividades que se pretende desenvolver. 

Para a realização da 1ª edição do Festival Literário de Fátima, foi estabelecida uma parceria com o MIL – Movimento Internacional Lusófono e a Revista Nova Águia, de que são dirigentes o Dr. Renato Epifânio e o Dr. Miguel Real.*

Esta equipa acredita que Fátima é o local ideal para criar um festival literário único, devido não só à sua centralidade no país, próxima de Lisboa, Porto e Coimbra, assim como devido ao ambiente cultural existente na cidade e à envolvência histórica de cidades próximas – por exemplo - Ourém, Leiria, Tomar, Torres Novas, Porto de Mós, Alcobaça e Batalha.

Pretende-se imprimir ao Tabula Rasa um caráter diferenciador, quer em termos temáticos, quer no formato. Por ser a primeira, começar-se-á com uma edição mais concentrada no tempo, mas há a firme intenção de evoluir em edições posteriores para uma versão de duas semanas, com residência de escrita.

Nesta edição, propor-se-ão iniciativas de âmbito cultural diversificado. Para além das habituais mesas redondas, debates, tertúlias, sessões de leitura, lançamento de obras e feira do livro, existirá um espaço dedicado ao público infanto-juvenil - “Casa da Fantasia” - onde decorrerão atividades diversas. Por fim, pretende-se alargar esta dinâmica de oferta cultural com música e canto, dança, ilustração e pintura, fotografia e cinema, em iniciativas complementares.

*https://movimentolusofono.wordpress.com