Junta de Freguesia de Fátima realiza Festival Literário em novembro

08-11-2015 17:36

A primeira atividade de vulto organizada pela Junta de Freguesia de Fátima inserida no programa comemorativo civil do Centenário das Aparições – em 2017 – realiza-se já este ano, entre os dias 18 e 22 de novembro. Trata-se do “Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima”, iniciativa que traz a Fátima alguns dos principais escritores e pensadores do mundo lusófono da atualidade. Eduardo Lourenço receberá o “Prémio Tabula  Rasa – Vida e Obra”

O Festival Literário decorre em três diferentes locais da cidade de Fátima: a 18, 21 e 22 no Hotel Santa Maria, a 19 no Centro de Estudos de Fátima e a 20 no Colégio de S. Miguel. Todos estão convidadas a participar em todo ou em parte do programa.

Nas palavras de Eugénio Lucas, diretor do Festival e presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima, a designação que o Festival Literário assume – “Tabula Rasa” – “pretende vincar que se está a iniciar a dinamização de algo novo, a começar a escrever a história das iniciativas literárias em Fátima”.

O tema do Festival será “A Literatura e a Filosofia”. “As pessoas sentem necessidade de mais e melhor, embora muitas vezes não o saibam exprimir convenientemente”, daí o relevo da iniciativa, que se apresenta como uma possibilidade para “estimular o espírito crítico, alicerçado no questionamento permanente da realidade e, porque não, da fantasia”.

Conforme o programa que segue em anexo, apresentado por Renato Epifânio, presidente do Movimento Internacional Lusófono (MIL), na noite de 23 de outubro, em sessão realizada na Escola de Hotelaria de Fátima, ao longo dos cinco dias estão previstas mesas redondas, conferências e apresentações de livros, e vários momentos culturais das áreas da Música, da Dança, da Fotografia e do Vídeo.

Uma das novidades do Festival tem que ver com a atribuição dos prémios literários “Tabula Rasa 2014-2015”, nas seguintes categorias: Literatura Infanto-Juvenil, Poesia, Ficção e Filosofia. O grande prémio “Tabula Rasa - Vida e Obra” será entregue ao ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço”, adianta Eugénio Lucas.

A organização e a promoção do “Tabula Rasa - Festival Literário” cabem à Junta de Freguesia de Fátima, com a colaboração do MIL e da revista Nova Águia. 

Como entidades parceiras da organização estão a Câmara Municipal de Ourém; a Escola de Hotelaria de Fátima; a Insignare; a Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Ourém-Fátima; o Centro de Estudos de Fátima e o Colégio de S. Miguel e, em termos de estabelecimentos de hotelaria, o Fatima Hotels Groups, e os hotéis São José, Santa Maria e o Santo Amaro.

São também parceiros desta ação a empresa Viplano e a Arquivo – Bens Culturais (de Leiria), que colabora na dinamização da Feira do Livro que decorre durante a realização do Festival, e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Além da Feira do Livro, destaque-se ainda que, como atividade paralela à realização do Tabula Rasa, é proposto um programa direcionado para o público infanto-juvenil: a “Casa da Fantasia”. Eugénio Lucas explica a dupla vertente desta ação: “As crianças e os jovens podem permanecer na Casa da Fantasia, a realizar atividades próprias, enquanto os pais participam nas atividades do Festival, ou podem vir expressamente para participar nas muitas atividades para as quais são convidadas”.

Destacam-se algumas das atividades da Casa da Fantasia, que além dos momentos de apresentação de alguns livros, de modo a “proporcionar aos jovens em idade escolar uma oportunidade de contactarem com personalidades cujas obras, em muitos casos, conhecem” e da leitura de contos terá o workshop de Ilustração, com a ilustradora Danuta Wojciechowska,, a Oficina de Iniciação à Magia, as Oficinas de Ciência a Brincar e a de Rabiscos e Pinturas.

Como media partners, o Tabula Rasa conta com o Notícias de Ourém e com o Jornal de Leiria.

Alexandre Esgaio será o autor de um conjunto de ilustrações inspiradas no Tabula Rasa e Pedro Teixeira Neves fará a fotografia do Festival.

Associam-se ainda a esta primeira atividade da Junta de Freguesia de Fátima como contributo da sociedade civil para o Centenário das Aparições as seguintes entidades: Academia Lusófona Luís de Camões, Associação Coração em Malaca, Associação 8 Séculos de Língua Portuguesa, Academia Pró-Academia Galega de Língua Portuguesa, Casa de Goa, Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Fundação Lusíada, Instituto Fernando Pessoa, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Instituto Internacional de Macau, Liga Africana, Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Sociedade da Língua Portuguesa, e Sphaera Mundi: Museu do Mundo, o Banco BIC e a Delta.

Em serviço de assessoria de imprensa para a Junta de Freguesia de Fátima :

Imagem intercalada 1

LeopolDina Reis Simões - Assessoria de Imprensa e Comunicação

dinareissimoes@gmail.com

https://www.facebook.com/LeopolDina2015

(351) 962 747 440