TABULA RASA

Festival Literário de Fátima

 

O Festival Literário de Fátima decorre de dois em dois anos, desde 2015. Promovido pela Junta de Freguesia de Fátima, com o apoio da Câmara Municipal de Ourém e de outras entidades locais, e coordenado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono e pela NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o século XXI, o Festival Literário de Fátima tem tido uma dimensão simultaneamente local e internacional lusófona, dada a participação, em todas as suas edições, de representantes dos vários países e regiões do amplo e plural espaço de língua portuguesa.

Em todas as suas edições, o Festival Literário de Fátima tem atribuído igualmente prémios: “Vida e Obra” e “Melhor Obra” – nas categorias de Literatura Infanto-Juvenil, Poesia, Ficção e Filosofia. Na categoria “Vida e Obra”, os premiados foram, até ao momento, Eduardo Lourenço, Pinharanda Gomes e Fernando Dacosta. Das diversas edições do Festival Literário de Fátima têm resultado igualmente obras, que dão conta do teor das várias dezenas de intervenções realizadas em cada edição, o que, no âmbito dos Festivais Literários que se organizam no nosso país, não é de todo o mais comum. Também por isso, assumimos o lema: “Muito mais do que um Festival Literário…”.

Realizou-se, entre 18 e 22 de novembro de 2015, a primeira edição de Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima, cujo tema foi “A Literatura e a Filosofia”.

A segunda edição, que teve como tema "A Literatura e o Sagrado", decorreu entre os dias 15 e 18 de Novembro de 2017. 

A terceira edição terá como tema "A Literatura e o Jornalismo", decorrerá entre os dias 28 e 30 de Novembro de 2019.

Como sempre, atribuíremos prémios nas seguintes categorias: Ficção, Poesia, Filosofia e Literatura infantil.

Regulamento do Prémio: REGULAMENTO PRÉMIOS TABULA RASA.pdf (172456)

Livro do II Festival

Livro do I Festival

Para encomendar: tabularasa.fatima@gmail.com